top of page
  • Osvaldo junior

Nova impressora 3D já está tomando forma

Atualizado: 21 de set. de 2021

Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite a todos! sejam bem vindos ao nosso site.


Esta semana começamos a elaborar o próximo projeto a ser executado. Trata-se de uma nova impressora 3D desta vez atendendo a um questionamento de um visitante de nosso canal no Youtube. Após apresentarmos a Plus Maker versão 1.0, nossa impressora caseira feita com peças impressas em PLA em outra impressora 3D fomos questionados: "mas e quem não tem uma impressora 3D para imprimir as peças com poderia fazer para ter uma impressora assim?".

Realmente, no nosso caso não construímos a nossa primeira impressora mas sim a nossa primeira impressora caseira e a tarefa foi mais fácil tendo já uma impressora (uma Ender 3 PRO) para ajudar na impressão das partes da nova o que nos permitiu fazer uma impressora mais elaborada e mais precisa.


No caso de pessoas que não tem uma o jeito seria realmente construir uma impressora de alguma forma e com outros tipos de materiais (muitos usam madeira, plástico, PVC, peças de sucata, etc.) e uma vez feita ela mesma imprimir as próprias peças para fazer o upgrade e assim muitos o fazem.


Então pensando nisto resolvemos elaborar um novo projeto, construir uma impressora 3D com materiais diversos sem utilizar outra impressora para ajudar. Olhando os vídeos no Youtube pudemos ver que temos diversas opções e formas de construir uma impressora e optamos por utilizar alguns materiais mais simples e mais baratos e que seria de fácil aquisição para todos em qualquer lugar. Sendo assim projetamos a nova impressora espelhada no projeto da Agraber.

A Agraber assim como muitas outras impressoras, inclusive nossa Ender utiliza um frame de perfil de alumínio para dar sustentação aos eixos X, Y e Z assim como outras partes da impressora como a fonte e a processadora, só que perfis de alumínio estão cada dia mais caros e a intensão nossa é a de construir uma impressora da forma mais barata possível pois caso contrario pelo preço em que encontramos as impressoras atuais especialmente as chinesas não valeria a pena construir uma do zero mas sim comprar uma nova ainda mais com as facilidades de parcelamento como fizemos para conseguir a nossa Ender.


Sobre esse assunto temos um outro post onde discutimos e analisamos se vale a pena ou não construir uma impressora ou adquirir. Estamos elaborando também um vídeo para o Youtube sobre esse assunto polêmico entre os makers: construir ou comprar ?


Bom de volta ao nosso projeto, optamos por construir algo bem diferente: uma impressora com o frame feito de tubos de PVC. Bom após verificar com diversos fornecedores de kits de frame para Agraber em alumínio vimos que ficaria em torno de 270,00 a 350,00 reais um kit completo com os perfis já cortados nas medidas certas e os parafusos para montagem deste. Com a construção do mesmo frame em tubo de PVC nos custou apenas 36,00 reais o que com certeza já é uma grande economia. Para tal, utilizamos uma barra de tubo 50 milímetros de 6 metros sendo que escolhemos a marca mais barata é claro o que foi suficiente e ainda sobrou um bom pedaço. Utilizamos ainda: 06 joelhos de 50 e 02 conector tipo T de 50 e o resultado final depois de cortado os pedaços e feito a montagem foi este:

Depois de feito o alinhamento e ter sido colocada no esquadro, fizemos a colagem das peças com cola rápida. Ficou relativamente leve o que não é muito bom o que nos obrigou a pensar numa forma de aumentar o peso para gerar maior estabilidade e menos vibração na hora do funcionamento. Pensamos inicialmente em encher de água ou até areia mas optamos por colocar um pedaço de MDF como base e fixar o que irá aumentar consideravelmente o peso do conjunto. Bom ainda temos que ir a uma marcenaria e cortar o pedaço de MDF.


Após a colagem e secagem partimos então para a pintura do frame a fim de dar um aspecto mais industrial e assim o fizemos com tinta spray de uso geral na cor preto fosco como vemos a seguir.

Bom depois de ser bem pintada e ter sido deixada ao sol para secagem por um bom tempo temos finalmente nosso frame e é hora de partir para outros componentes e partimos assim para tentar fazer o suporte da mesa aquecida e conseguimos jogado no lixo um bom pedaço de CVC, uma lâmina composta de uma pedaço de plástico prensado por duas laminas de alumínio e com alta resistência ao calor. e cortamos assim o nosso suporte numa medida de 30x30 cm.


Bom ainda temos que terminar de fazer o desenho do suporte e as furações para se prender os rolamentos ou o que quer que optemos por usar para o deslizamento dela.


Bem já adiantamos uma boa parte do projeto e estamos agora procurando opções baratas, simples e práticas para os demais componentes a fim de que ela seja feita no velho e famoso conceito da gambiarra brasileira. Assim que tivermos maiores avanços no projeto vamos publicando aqui as etapas vencidas.


Até a próxima publicação....




92 visualizações1 comentário
bottom of page