top of page
  • Osvaldo junior

Finalmente, concluído o projeto Plus Maker! mais uma impressora caseira

Atualizado: 21 de set. de 2021


Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite a todos! sejam bem vindos ao nosso site.


Finalmente terminamos o projeto da Plus Maker versão 1.0, nossa impressora 3D caseira. Após uma série de testes de configuração e de desempenho podemos dizer que ela pronta para operação e não deixou nada a desejar em relação a nossa ender 3 PRO. Para nossa surpresa, a qualidade da impressão e a resolução dela foi além de nossas expectativas. Podemos dizer que temos agora uma impressora totalmente caseira que vai nos trazer muitas alegrias com suas impressões.


Como queríamos fazer algo, desde o começo, bem personalizado, resolvemos não pegar uma impressora já elaborada e apenas replicar mas sim produzir uma impressora nova com design próprio. Resolvemos então ir para a prancheta, na realidade um CAD, e desenhar nossa impressora. Bem trabalhar com um CAD não é algo tão fácil assim e exige tempo para aprendizado. Olhamos diversos softwares de CAD pagos e gratuitos e realmente exigiam uma curva de aprendizado enorme para que conseguíssemos chegar ao nível de poder desenhar uma impressora por completo. Foi ai que, nessas buscas, ficamos conhecendo o THINKERCAD um CAD gratuito e online que podia ser acessado pela janela do próprio navegador. muito mais fácil, intuitivo e simples no seu manuseio. Com pouco tempo de utilização já estávamos com um bom domínio do mesmo e então partimos para desenhar a impressora e decompor suas partes para que pudessem serem impressas.


Como podemos ver na imagem acima foram necessário a elaboração de varias versões de cada peça até que conseguíssemos as definitivas pois muitos ajustes precisavam ser feitos e a medida que elaborávamos e imprimíamos uma peça descobríamos que havia a necessidade de alguma modificação. Esse processo de modelagem-impressão foi demorada e custou praticamente 2 rolos de filamento PLA de 1 kg (muito material). Muitas peças jogadas fora com certeza. Mas enfim conseguimos imprimir todas as peças e agora era só fazer a montagem da impressora.


Um aspecto interessante neste projeto, é que praticamente toda impressora tem um frame como base e a Plus não. Ela foi concebida para ser montada sem a necessidade de um frame mas somente de uma base de apoio. foram levantado duas torres paralelas com eixos retificados de 8 mm para ser o eixo Z e funcionou. Ficou muito estável e praticamente sem folgas ou vibrações o que com certeza contribuiu bastante para a precisão mecânica dela.

Temos assim então o eixo Z composto por duas torres paralelas dando suporte ao eixo X e ao carro de impressão e um eixo Y afixado diretamente na base de MDF de 10 mm.


Para conseguirmos um pouco mais de altura de impressão, tivemos que colar dois pedaços de MDF nas laterais da base para elevar o eixo Z em mais 10 mm. Como a estrutura dela foi feita em cima de eixos retificados então ela tem a característica de poder ser moldada com o tamanho final que se desejar seja na altura, profundidade ou largura de impressão, bastando para isto somente mudar o comprimento das barras de eixo linear. No nosso caso a fizemos para dar suporte a uma mesa de 30x30 cm e com uma altura de impressão de 30 cm também o que vem a ser muito interessante.


Para se fazer os carros deslizarem nos eixos foram utilizados os tradicionais rolamentos lineares LMU8 de 8 mm. Sendo 4 para cada carro do eixo Z (que são dois), 4 para o carro de impressão e 4 para a base da mesa aquecida. Tentamos reduzir os custos em relação aos eixos e rolamentos mas não foi possível elimina-los ou dimiuir a sua necessidade. Ao todo foram utilizados 8 eixos retificados de 8mm sendo 4 de 460 mm para os eixos Z, 2 de 320 mm para o eixo Y e 2 de 340 mm para o eixo X.


Mais a frente vou postar a relação de materiais e peças utilizados na confecção da Plus e o seu preço estimado.

Bom de qualquer forma independente se economicamente valeu ou não a pena construí-la, ela saiu além de nossas expectativas e sinceramente não perde muito para a nossa Ender não e ficou até muito silenciosa apesar de rodar em cima de rolamentos e não rodízios como a Ender o que nos deixou muito satisfeitos com o resultado.


Então, para os adeptos da cultura Maker, aí está a nossa primeira impressora caseira 3D totalmente única em seu modelo e composição e já funcionando perfeitamente e já nos auxiliando na impressão de diversas peças aliviando o trabalho da Ender que antes fazia tudo sozinha e como a maioria das impressões demoram muito não trazia bom rendimento. com as duas trabalhando lado a lado temos ai a nossa mini farm de impressão 3D.


Até o momento da postagem deste post só realizamos testes com ela utilizando filamentos PLA, não realizamos ainda uma impressão com ABS ou PET-G mas acreditamos que não teremos nenhum problema quanto a isto pois tanto o Hotend e mesa aquecida se mostraram muito estáveis em altas temperatura para ajustes do PID. Notamos sim diferenças nos valores de temperatura mas decorrentes do tipo de filamento e da marca destes. Para efetuarmos os testes utilizamos filamentos da marca 3D-fila e Voolt 3D


Bom por hoje é só pessoal, em breve estaremos postando maiores detalhes da construção da Plus Maker e discutindo um pouco sobre as dificuldades encontradas e os problemas vividos durante o processo todo senão este post fica muito extenso e cansativo de se ler. Aguardem....

217 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page