top of page
  • Osvaldo junior

Calibragem inicial da Impressora

Atualizado: 21 de set. de 2021

Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite a todos! sejam bem vindos ao nosso site.


Após terminarmos a construção e ajustes na estrutura da nossa Plus Maker (nossa primeira impressora 3D caseira) partimos finalmente para a primeira impressão para teste e para isto escolhemos imprimir uma pequena roda.


O primeiro teste foi realizado utilizando filamento PLA e ainda sem termos colocado o FAN para resfriamento mas estávamos tão ansiosos para ver ela funcionando que fomos em frente. não tínhamos ainda também a placa de vidro para por sobre a mesa aquecida e então colocamos um pedaço de plástico rígido recoberto com fita crepe para ajudar na aderência da peça.


Bom terminado a impressão não ficou lá aquela "Brastemp" mas ela conseguiu imprimir a rodinha com um monte de falhas mas já nos deus ideia de onde precisávamos ajustar e corrigir rsrsrsrsr.


Com alguns defeitos com certeza mas uma rodinha e já nos deixou muito satisfeitos e aliviou a ansiedade de vê-la funcionando e sabermos se conseguiria imprimir algo.


Feito este primeiro teste fomos então atrás de uma plataforma de impressão e para isto compramos um pequeno espelho em uma loja de 1,99 o que atendeu bem ao propósito até fazermos a plataforma definitiva dela.


Partimos então para os ajustes finos. iniciando pela calibragem do fluxo de material e para isto utilizamos o famoso cubo de calibragem. Um pequeno cubo de 20mm por 20mm, oco, com duas paredes de 0,4mm totalizando uma espessura de 0,8 mm e sem topo e boton layers. Antes fica a dica valiosa e importante "Nunca tente imprimir algo sem antes ter feito e revisto o nivelamento da mesa de impressão" oi vai perder muito tempo e material e se chatear.


Feito o nivelamento da mesa, ajustado espelho e utilizando spray para cabelo Karina nele partimos para o novo teste de impressão com o cubo utilizando PLA mas já com o FAN de resfriamento o que realmente se faz muito necessário quando trabalhamos com filamentos tipo PLA e PET-G entre outros que necessitam de resfriamento para melhores resultados o que no caso do ABS já não é uma boa prática pois o mesmo não suporta correntes de ar ou resfriamento podendo causar delaminações e o famoso efeito "WARP"


Bom terminado o nosso primeiro teste de fluxo vimos que realmente precisávamos ainda calibrar a extrusora pois tivemos sub-extrusão na peça.


Realmente não ficou lá aquelas coisas mas novamente ela conseguiu imprimir o que foi proposto e já é um maravilha para nós, ajustes sempre serão necessários e contornáveis. Mão desistimos e fomos calibrar a extrusora mais uma vez e após várias calibragem finalmente estávamos prontos para mais uma tentativa.



Novamente colocamos a impressora para funcionar e enviamos o arquivo do cubinho para impressão e finalmente conseguimos um bom resultado. Finalmente conseguimos calibrar a extrusora e a taxa de fluxo do material e olha só o resultado final:

Passou no teste de fluxo !


Bom primeira etapa vencida agora podíamos finalmente começar a imprimir peças maiores para ver o resultado mas ainda faltava o ajuste dos steps/mm dos 3 eixos para serem calibrados processo esse que deixaremos para contar numa nova postagem assim que pudermos.


Aguardem.....











66 visualizações0 comentário
bottom of page